terça-feira, 22 de setembro de 2015

Catamarã

Na aula, conhecemos a história do Monstro do Guaíba, da autora Christina Dias. Como falava sobre o Catamarã, assistimos no período de Mídia ao vídeo sobre o barco.





O Catamarã tem 120 bancos e 150 salva-vidas. Vai de Guaíba a Porto Alegre em uma viagem que dura aproximadamente 22 minutos e percurso de 14,500km. Ele foi reinaugurado em 27/10/2011. O primeiro horário é 7:00 e o último é às 22h e ele passa de 30 em 30 min e faz 30 viajens por dia. Na semana o custo é de R$6,50 e nos fim de semana é de R$7,00.


A gente fez uma prova sobre o Catamarã:

Autores: Débora, Diogo e Leonardo

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Christina Dias/ O monstro do Guaíba

Pessoal, vamos conversar sobre o livro O MONSTRO DO GUAÍBA. Nós conhecemos esta história em etapas (4 manhãs) e ficamos cada dia mais curiosos! Este livro é da autora Christina Dias, a qual nos visitou na Feira do Livro da escola. Os personagens principais são André e Alice. Na história, André se mudou para Porto Alegre e não gostou de sua casa nova. Ele disse que no rio perto de sua casa nem tinha peixes por que era muito poluído! André foi para o seu quarto e também para o porão onde encontrou um baú que tinha várias coisas: um telescópio, anotações sobre fatos estranhos, lendas... e uma delas chamou a atenção de André: a lenda da Cobra Grande.

Ficou curioso??? Leia o livro e descubra o final dessa aventura ;)

Confira essa e outras obras no blog da escritora: http://christinadias.blogspot.com.br/




AUTORES: Arthur e Eduardo


NOTA DE ESCLARECIMENTO:

A foto acima demonstra o esquema de organização do Arthur, um dos autores dessa postagem. Infelizmente ele não conseguiu terminar de escrever o texto com seu colega, pois tínhamos que dar sequência aos conteúdos da aula e só tínhamos um período de Mídia para realizar esta escrita. Mas a prova de que as ideias estavam na ponta do lápis é essa foto aqui. Encantador! Parabéns aos alunos e alunas que, enquanto pequenos escritores, demonstram responsabilidade e talento de gente grande! Beijos da prof que é fã de vocês!

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Bloguinhos

Trabalho realizado com base no livro didático de Língua Portuguesa Ápis:





Christina Dias/ Clara Pechansky

Olá! Houve uma feira na escola sobre a escritora Chistina Dias, autora do livro chamado Clara, Clarita, Ita. Ele fala sobre a vida da artista gaúcha Clara Pechansk. É um livro bem legal, onde aparecem verbos que trabalhamos em aula. No final do livro, mostra algumas obras que ela confeccionou em forma de jogo da memória.

Fizemos uma atividade com transparência onde copiamos nosso próprio rosto (foto)  usando saquinhos plásticos e canetas permanentes. Trecho que nos inspirou: “Encontrava no assoalho imagens de imitar, procurava nas paredes cores para compor, buscava nas janelas transparências para ilustrar.”




Fizemos, também, um trabalho com giz molhado na água para colorir as obras da Clara que estavam impressas em preto e branco. A autora viu as duas produções e falou que estes trabalhos estavam bem legais.




OUTRAS ATIVIDADES:
Bonecos de papel: cada um fez por si a boneca (meninas) ou o boneco ( meninos), colorindo e recortando as roupinhas para brincar. Trecho que nos inspirou: “... está na hora de criar. Entrava na loja de tecidos do seu pai que oferecia um bom papel para as suas brincadeiras. Ela aceitava e recortava bonecas... Do verso do papel do embrulho, criava estampas cheias de estilo. Era a moda criada em papel...”




Exercícios de matemática sobre medidas: nos exercícios de medidas de comprimento, trabalhamos cálculos de divisão e multiplicação através de histórias matemáticas que envolviam situações relacionadas à costura. Além desse livro, a história chamada Gabriel tem 99 centímetros também nos inspirou.


Moldes de roupas: com lápis, régua, tesoura e folhas, confeccionamos moldes com medidas exatas. Usaremos os mesmos para futuras costuras em TNT.


Na aula de Mídia, pudemos ver o blog de Clara, com fotos da artista e de suas obras. Confira: http://studiopechansky.blogspot.com.br/

AUTORES: Gabrielle, Lucas e Thomas.

Mapas e Bairros

O nosso trabalho sobre os bairros foi muito divertido. Os grupos foram separados pelos nossos bairros, Boa Vista, Rio Branco, Ideal, Santo Afonso etc. Cada grupo teve que falar sobre o seu bairro. O grupo do bairro Ouro Branco era formado pelo Pedro Couto, Arthur e pela Débora e Gabriela. Já o bairro Rio Branco tinha só o Luan e do bairro Boa Vista era só a Camila, e por isso eles dois formaram um grupo. E quem morava em outra cidade também fez um grupo. Este trabalho foi feito em casa de tema, e na aula nós colamos no papel pardo conforme o Google Maps, como se fosse um quebra-cabeça. Além disso, trabalhamos os mapas e as legendas em outras diversas situações, tais como a construção de legenda para nosso bairro, mapa mundi mostrando onde a Anne Frank morou, etc.

AUTORES: Pedro S.C., Caio Cristian e Gabriela








Sistema Solar

Olá! Conhecemos o Sistema Solar na aula de Mídia, através de vídeos educativos.  Após estudarmos a passagem do tempo (calendário, dias da semana, dia e noite), aprendemos sobre a os sistemas de rotação e a translação. Depois disso, assistimos ao desenho da Kika "de onde vem o dia?" (https://www.youtube.com/watch?v=QrRDgr7rs74) e vimos um filmezinho sobre os planetas e o porquê de seus nomes (https://www.youtube.com/watch?v=aJhEMg934TU).

Fizemos um projeto separando a turma em grupos de 3 alunos, cada um destes devendo realizar a pesquisa sobre um planeta. Tínhamos que montar um cartaz com explicações e fotos ou uma maquete. Fizemos em casa e tivemos um dia para montar a maquete e o cartaz na escola. No outro dia, apresentamos nossos projetos sobre o Sistema Solar.

Falaremos algumas coisas sobre o Sistema Solar:
- Mercúrio tem a translação de 88 dias.
- Netuno tem ventos de 220km por hora.
- Júpiter chove diamantes, tem 66 luas, e é o maior planeta e tem uma camada de metal.
- Urano tem 10 anéis a mais que Saturno.
- Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, são os planetas rochosos.
- Júpiter, Saturno, Netuno e Urano, são os gasosos.
- O Sol é uma estrela, sua primeira camada em medida 5.970 ºC.

Iremos falar sobre os deuses romanos que inspiraram os nomes dos planetas:

- Mercúrio: mensageiro
- Vênus: deusa do amor e da beleza
- Terra: mãe dos deuses
- Marte: deus romano da guerra
- Júpiter: pai dos deuses
- Saturno: deus gigante, agricultor
- Urano: deus dos céus
- Netuno: deus dos mares e das águas



Curiosidades sobre os planetas:

Mercúrio: é o planeta mais chegado ao Sol.
Vênus: Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar.
Marte: É o planeta mais frio entre os 4 planetas rochosos.
Júpiter: tem uma camada de metal por dentro
Saturno: contém anéis de gelo.
Urano: tem 10 anéis, invisíveis a olho nu.
Netuno: é o planeta mais distante do Sol.

E isso é o que temos a dizer com a nossa pesquisa, obrigado por ler até o final :)


AUTORES: Melissa, Luan e Joakim










quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Imigração Alemã


Ao final do trabalho sobre a imigração, recebemos a visita do professor de história Felipe Braun. Ele veio nos explicar melhor sobre as colônias alemãs. Descobrimos, por exemplo, que naquela época os meninos usavam saia e/ou vestidos.

Depois disso, fizemos vários exercícios de Matemática sobre o assunto, falando sobre viagens de navios, cargas, passagem do tempo, temperaturas positivas e negativas, entre outros.

Visitamos o blog do professor Felipe para vermos as fotos, as curiosidades e tal. Entre elas, vimos que, no Carnaval, os carros alegóricos eram puxados pelos cavalos. Enfim, era tudo bem diferente.

No sábado letivo, dia 25/07/2015, os alunos tiveram que escrever textos e retirar fotos do blog do professor Braun e escrever sobre as mesmas. E, por coinsidência, era justamente o dia da imigração alemã!

Confira nossas criações:












FONTE DE PESQUISA: http://imigracaoalema.com/
AUTORES: Delisiê e Pedro Couto

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Jogo da Forca



Forca é um jogo que realizamos no final de algumas aulas. Os jogadores são separados em grupos A, B e C (as filas da própria sala). O jogo funciona da seguinte forma: a professora faz a forca no quadro e bota um traço para cada letra da palavra a ser adivinhada. Cada grupo fala, na sua vez, uma letra do alfabeto. Se errar, a professora faz uma parte do corpo de um boneco na forca. Se acertar, ela bota a letra no tracinho correspondente. Nos dois casos, ela anota a letra falada no quadro para os jogadores consultarem. Se duas equipes acertarem ao mesmo tempo, ganham meio ponto. Se chutar a palavra e acertar, ganha 2 pontos. Se arriscar e errar, perde 2 pontos. Antes de chutar a palavra, tem que consultar com o grupo pra decidir se falam ou não. As palavras sempre são relacionados aos conteúdos aprendidos nas aulas.

RESULTADO ATUAL:

a) 11 e ½
b) 11 e ½
c) 17 e 1/2



AUTORES: Cauan e Gabriel

IMAGEM RETIRADA DA INTERNET.

Relógios/Horas

Olá, galera! Estamos aqui para informar vocês sobre nossas atividades com relógios e horas.

Quando iniciamos os estudos desse conteúdo, sentimos dificuldade em contar a passagem do tempo. Sendo assim, confeccionamos um relógio de prato plástico e uma bailarina de alumínio com a ajuda de nossas famílias. Quando terminamos, utilizamos o mesmo para contar horas e minutos.

Aprendemos também a multiplicação e a divisão de horas, usando histórias matemáticas com os nomes de nossas colegas e situações do cotidiano escolar. Também vimos um vídeo da Galinha Pintadinha sobre as horas (teve uma atividade sobre este vídeo que olhamos e quase todos se saíram bem). Fizemos muitas avaliações sobre isto - em uma semana teve duas provas sobre relógios e horas!


CURIOSIDADES:
Vocês sabem quantos minutos tem uma hora? São... 60 minutos.
E vocês sabem quantos segundos tem uma hora? 3.600 segundos.
Antes do meio-dia é AM e pós meio-dia é PM.

Observação: No relógio digital não aparece o número 24 nas horas, mas aparece o número 00:00 que significa meia-noite.

Será que você gostou? Comente logo! Muito obrigado por ler. Até a próxima!

AUTORES: Caio e Pedro Ludwig   

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

O Diário de Anne Frank

Olá, estamos aqui hoje para falarmos sobre a Anna Frank. Nós a conhecemos através do nosso livro didático de Português (editora Ápis). É uma história muito emocionante que conta sobre a vida desta garota muito doce e gentil. Relata que, durante a guerra, Anne se escondeu com sua família por dois anos em um anexo secreto.

Com o texto (O Diário de Anne Frank) desenvolvemos uma atividade em que nós, alunos, tivemos que nos colocar no lugar da avó de Anne Frank para confeccionarmos uma carta. Interpretando a avó da menina, desejamos parabéns à mesma porque ela estava de aniversário na primeira página do seu diário. Depois, nós fizemos um amigo secreto com cartão e bombom, trocados bem no Dia do Amigo. 

Visitamos, durante a aula de Mídia, o anexo da família no site oficial, onde dá para passear em 3D (http://www.annefrank.org/secretannex).

Fizemos questionários de perguntas e estamos trocando com nossos colegas para que todos possam responder e guardar de recordação. São questões que envolvem alguns conteúdos, tais como "qual seu substantivo próprio?", "quais seus verbos favoritos?" e "fale 3 adjetivos sobre mim".

Procure mais informações no site Wikipédia.

AUTORAS: Camila e Giovanna

IMAGENS RETIRADAS DA INTERNET.