Um recurso que tem sido ofertado aos alunos que concluem as atividades são as revistas em quadrinhos da Biblioteca. Além de distraí-los, exercita a leitura silenciosa, provocando também a interpretação de textos verbais e não verbais, bem como a ampliação do vocabulário. O interessante foi vê-los associando os conteúdos dos gibis com aqueles estudados em sala de aula. Desde as aulas de Ciências até as de Mídia, toda "coincidência" descoberta era compartilhada com a profª (que conseguiu fotografar algumas delas). Confira:
No dia 20 de novembro, trabalhamos através do livro didático de História o tema "a presença dos negros do Brasil". Falamos sobre:
* a vinda da África para o Brasil;
* a escravização forçada devido aos atributos físicos;
* a Lei Áurea e sua falsa libertação;
* a falta de condições dos escravos livres em adquirir moradias;
* a migração dos mesmos para os morros, que mais tarde foram denominados favelas.
Discutimos, também, o recente episódio de preconceito sofrido pela atriz Thaís Araújo, aproveitando para falar sobre os crimes da Internet e a falta de respeito nas redes sociais.
"Atendo a pedidos", repetimos a experiência da apresentação de trabalhos. A turma foi dividida em quatro grupos, debatendo sobre suas conclusões e confeccionando cartazes com mensagens/desenhos contra o preconceito. Hoje, dia 25/11, compartilhamos os resultados. Confira as fotos:
Além disso, trabalhamos duas canções significativas: Olhos Coloridos, da cantora Sandra de Sá (abaixo) e Sou Negrão, do cantor Rappin Hood (https://www.youtube.com/watch?v=LNoV96QhDVk) . Esta última motivou pesquisas sobre as personalidades negras citadas em sua letra. Veja alguns resultados: